quarta-feira, outubro 06, 2004

Cérebro Feminino Reage ao Sofrimento de Pessoas Amadas

“Se, ao cair, a criança bate o joelho, a mãe sente um tremor involuntário. Há uma explicação plausível para o talento materno no compartilhamento da dor. Tania Singer, do University College de Londres, “maltratou” 16 jovens casais com leves impulsos elétricos. Enquanto os casais recebiam alternadamente pequenos choques na mão, a pesquisadora media num tomógrafo a atividade no cérebro das mulheres. A simples observação do sofrimento da pessoa amada ativava no cérebro feminino as mesmas áreas de percepção acionadas quando elas próprias sentem dor. Apenas as regiões do cérebro que auxiliam na avaliação do local e da intensidade do estímulo permaneceram inativas durante a observação. A compaixão feminina também não vai tão longe assim! E a masculina? A esse respeito, a pesquisadora se cala.” Revista Viver Mente & Cérebro

Eu pensava que era só comigo ou com algumas pessoas molengonas e choronas que nem eu que sentiam isso. Eu chego a sentir a dor antes de acontecer a queda, é uma agonia... Uma vez a minha irmã machucou a boca e era uma sangueira danada, foi me dando falta de ar, e olha que eu não tenho pânico de sangue nem nada. Dói, dá frio na barriga, desespero e vontade de ajudar, tudo ao mesmo tempo.

E quando o namorido está triste então nem se fala, eu fico triste meio chorosa querendo de todo o jeito mudar o mundo para passar. Vai dando desespero, uma impotência sem fim, e aí vou ficando deprimida também. E eu choro e tenho pesadelos nas noites seguintes, não é nem bem um pesadelo é pânico, desespero e só passa depois que eu choro até ficar com a cara inchada...

Quanto a parte da notícia não comentar a reação dos homens eu não sei os outros, mais meu pai e o meu namorido sempre ficam amuados quando eu estou sentindo dor ou estou triste. O namorido tenta me animar, pergunta o que foi que aconteceu, faz cafuné e dá beijinho. Então acho que eles também sentem alguma coisa...

escrito por Sue às 11:22 AM |

<< retorna à página inicial